top of page

4° Congresso Internacional da IUFRO


À esquerda, Carla Cassiano e Carolina Rodrigues. À direita, Frederico Miranda e Arthur Vrechi.

Durante os dias 6 a 9 de julho de 2015 aconteceu o 4° Congresso Internacional da IUFRO (International Union of Forest Research Organizations) sobre Florestas e Água em um Cenário de Mudanças Ambientais (4th IUFRO International Conference of Forests and Water in a Changing Environment) no campus da University of British Columbia (UBC), na cidade de Kelowna, no Canadá. O objetivo central do congresso foi reunir pesquisadores especializados em hidrologia florestal, ecohidrologia, geomorfologia, gestão de bacias hidrográficas e alterações climáticas em ambientes florestais de todo o mundo para compartilhar experiências em pesquisa e desenvolver colaborações internacionais.

A equipe do Programa Cooperativo sobre Monitoramento e Modelagem de Bacias Hidrográficas (PROMAB) e do Laboratório de Hidrologia Florestal (LHF-ESALQ/USP) participou do evento com a apresentação de nove trabalhos, entre eles duas apresentações orais, do prof. Silvio Ferraz (LCF/ESALQ/USP), com o título “Assessing potential benefits of natural forest cover increase to hydrological processes in agricultural landscapes at southeast Brazil”, e de Arthur Vrechi (IPEF) sobre “Evaluating hydrological behavior of a paired catchment study in south of Brazil”, sendo que o último abordou as similaridades no comportamento hidrológico entre as microbacias pareadas (manejo de Pinus e vegetação nativa) da Klabin, em Telêmaco Borba (PR). Participaram, ainda, os pós-graduandos Carla Cassiano e Frederico Miranda, que apresentaram trabalhos que estão sendo desenvolvidos na Estação Experimental de Ciências Florestais da ESALQ/USP em Itatinga (SP), Rodrigo Hakamada, que apresentou trabalho desenvolvido na International Paper, e Carolina Rodrigues, doutoranda do LHF e integrante da equipe do PROMAB.

O trabalho apresentado pela doutoranda Carla Cassiano, apresenta resultados inéditos de monitoramento em microbacias experimentais pós-colheita com condução da brotação, em 2014, ano hídrico com déficit hídrico acentuado. Os resultados preliminares mostraram que esta combinação de talhadia com acentuado déficit hídrico pode aumentar os efeitos hidrológicos nos riachos. O trabalho apresentado pelo mestrando Frederico Miranda focou na dinâmica de sedimentos finos em trechos de estradas florestais e suas implicações na manutenção e consequencia nos riachos. Já o doutorando Rodrigo Hakamada apresentou os resultados de cooperação entre o Programa Cooperativo sobre Tolerância de Eucalyptus Clonais aos Estresses Hídrico, Térmico e Biótico (TECHS) e o PROMAB focando efeitos de espaçamento e material genético na eficiência de uso da água nos plantios florestais.

Os trabalhos apresentados tiveram um retorno muito positivo por parte dos participantes do evento, evidenciado pela premiação de melhor apresentação em pôster para Carolina Rodrigues, pelo trabalho “Effects on water quality from timber harvesting and growing of Eucalyptus plantation”. Neste trabalho foram apresentados os resultados do monitoramento de parâmetros de qualidade da água obtidos em uma microbacia experimental, um ano antes e quatro anos depois da realização da colheita florestal.

Fonte: IPEF Notícias

bottom of page